Instrumentos de Recuperação

Nós usamos ferramentas – plano alimentar, amadrinhamento, reuniões, telefone, escritos, literatura, plano de ação, anonimato e serviço – para nos ajudar a atingir e manter a abstinência e nos recuperar de nossa doença. Muitos de nós descobrimos que não podemos nos abster do comer compulsivo sem usar alguns ou todos instrumentos de recuperação de CCA para nos ajudar na prática dos Doze Passos e das Doze Tradições.


Plano alimentar
Um plano alimentar nos ajuda a nos abster do comer compulsive. Este instrumento nos ajuda a lidar com os aspectos físicos de nossa doença e a alcançar recuperação física.

Amadrinhamento
Nós pedimos que a madrinha ou padrinho nos ajude através do nosso programa de recuperação nos três níveis: físico, emocional e espiritual. Encontre uma madrinha ou padrinho que tem o que você deseja e pergunte a essa pessoa como ela está conseguindo isso.

Reuniões
As reuniões nos dão uma oportunidade de identificar nosso problema comum, confirmar nossa solução comum através dos Doze Passos e partilhar as dádivas recebidas através do programa. Além das reuniões presenciais, temos também as reuniões online.

Telefone
Muitos membros telefonam, enviam mensagem ou e-mail a suas madrinhas e padrinhos e outros membros de CCA diariamente. O contato por telefone ou internet fornece uma ajuda imediata para aqueles difíceis momentos dos altos e baixos que muitos de nós podemos experimentar.

Escritos
Colocar pensamentos e sentimentos no papel nos ajuda a entender melhor nossas ações e reações de uma maneira mais clara do que apenas pensando ou falando sobre elas.

Literatura
Lemos os livros aprovados por CCA, folhetos e a revista Lifeline. Ler a literatura diariamente reforça como viver os Doze Passos e as Doze Tradições.

Plano de Ação
Um plano de ação é o processo de identificar e implementar ações viáveis que são necessárias para apoiar nossa abstinência individual. Assim como nosso plano alimentar, pode variar bastante entre os membros e precisar de ajustes a fim de que possa trazer estrutura e equilíbrio às nossas vidas.

Anonimato
O anonimato garante que colocaremos os princípios acima das personalidades e nos assegura que apenas nós mesmos temos o direito abrir nossa filiação a CCA na nossa comunidade. Anonimato na imprensa, rádio, televisão e outros meios de comunicação, significa que nunca deveremos usar nossa imagem e nosso sobrenome se nos identificamos como membros de CCA. Dentro da Irmandade, anonimato significa que qualquer coisa que compartilhemos com outro membro vai ser guardada com respeito e confiança. O que ouvimos nas reuniões deverá permanecer aqui.

Serviço
Qualquer forma de serviço que ajudar a levar a mensagem a um companheiro que ainda sofre melhora nossa própria recuperação. Membros podem prestar serviço arrumando as cadeiras da sala, a literatura e falando com os recém-chegados. Como a garantia de responsabilidade de CCA diz: “Sempre estender a mão e o coração de CCA a todos que compartilham minha compulsão; por isso, sou responsável.”

Esta é uma versão resumida. Mais informações são encontradas no folheto “Instrumentos de Recuperação”.
Original disponível em: http://www.oa.org/pdfs/Abridged_Tools_2011_final.pdf